Me apaixonei pela linguagem errada - parte I

Não é segredo para ninguém que eu gosto de um pagodinho! Agora o que tem a ver pagode e a API do Spotify? T-U-D-O. Esta publicação tem como finalidade mostrar as cinco primeiras músicas do grupo de pagode Pixote de acordo com a valence, danceability e energy.

Observação: foi desconsiderado todos os álbuns ao vivo da banda para o estudo.

Extração dos dados

Fiquei pensando muito sobre qual banda/artista eu faria este estudo. Pensei em fazer sobre o Chico Buarque, Marília Mendonça, Elis Regina, Silva, Anitta, Pixote, etc. Deu para ver que eu sou uma pessoa nada eclética. Acabei escolhendo o grupo Pixote. Escolhida a banda, morria um item da lista de tarefas a fazer mas já nascia outro: tinha em mãos a seguinte situação de “COMO QUE EU VOU CONSEGUIR OS DADOS DO GRUPO PIXOTE?”. Aí o desespero bateu!

Lê, le, le, le, le, le, le LASCOU! Ainda bem que existe a API do Spotify para me ajudar. Para ter acesso a esta API, você precisa se cadastrar no site de desenvolvedores do Spotify. Tendo em mãos sua client_id e o client_secret já dá pra sentir o cheirinho dos dados vindo. Consegui todos os dados para o meu estudo através do pacote spotifyr.

Mãos na massa

Agora você deve estar se perguntando “que diacho que é valence, danceability e energy”. Vem comigo descobrir o que significa cada palavrinha dessa:

  • Valence (valência): uma medida de 0.0 a 1.0 que descreve a positividade musical transmitida na faixa. Faixas com alta valência soam mais positivas (felizes, alegres, eufóricas, por exemplo), enquanto faixas com baixa valência soam mais negativas (tristes, deprimidas ou com raiva, por exemplo);
  • Danceability (dançabilidade): descreve o quão compatível é uma música com a dança, baseado em uma combinação de elementos musicais incluindo compasso, estabilidade de ritmo, força da bateria e regularidade geral. O valor 0.0 é para menos dançável, e 1.0, para mais dançável;
  • Energy (Energia): vai de 0.0 a 1.0 e representa uma medida perceptiva de intensidade e atividade. Normalmente, as faixas energéticas são rápidas, altas e barulhentas.

Hora da verdade 👀

As cinco músicas com maior valência, ou seja, as músicas mais alegres da banda são em ordem decrescente: Sobe Adrenalina, Tá na Hora, Borogodó, Partido alto delas e Amo Dizer Que Te Amo.

Falando em dançabilidade da banda, as cinco músicas em ordem decrescente: Papo Nhem, Nhem,Nhem; Partido alto delas, Ta Pensando o que?, Sobe Adrenalina e Borogodó.

E as cinco mais energéticas? São elas — em ordem decrescente: Caô Caô, Ta Pensando o que?, Mal de Amor, Sobe Adrenalina e Pout pourri: O samba mandou me camar/É fogo na roupa.

E aí, pagodeiro de plantão? Quais as suas músicas preferidas da banda? Quais outras bandas você gostaria de ver por aqui? Deixe nos comentários e aguarde a parte dois.

Caroline Attilio de Lima
Caroline Attilio de Lima
Estudante de engenharia | Estagiária de dados

Uma futura engenheira desbravando o mundo da ciência de dados - e patinadora nas horas vagas.

comments powered by Disqus
Próximo
Anterior

Relacionados